Potencial

contato@potencial2i.com.br
Segunda a Sábado
08 às 18h 
Aprenda a escolher a paleta de cores ideal para o seu ambiente

Escolher a paleta de cores certa para o seu espaço é essencial para criar ambientes agradáveis. A paleta de cores nada mais é que uma combinação de cores selecionadas que tem um objetivo de provocar e transmitir sensações. Para descobrir qual a paleta de cores ideal para o seu objetivo, existem algumas dicas essenciais a seguir. Confira:

1- Defina o objetivo do ambiente que será decorado

A estratégia de decoração da sala de estar é diferente da decoração utilizada no escritório, por exemplo. Enquanto um precisa proporcionar a sensação de aconchego e relaxamento, o ambiente do escritório precisa facilitar, por exemplo, a concentração e o foco. 

A partir da definição de qual será a sensação que se deseja provocar com as cores do ambiente, é o momento de pesquisar e conhecer sobre quais cores se alinham à essa expectativa. Não se esqueça de levar em consideração a rotina de quem usa o ambiente. Para que ele é mais utilizado e por quem? O que as pessoas mais gostam de fazer nesse ambiente? Ao responder essas perguntas será mais fácil identificar qual a sensação você quer ou precisa transmitir no ambiente escolhido.

2 – Conheça os efeitos das cores

Cada cor provoca em nós sensações diferentes. Depois de identificar quais sensações você quer que o ambiente estimule, pesquise os significados e efeitos das cores para encontrar a melhor paleta e distribuir essas cores na decoração.

Há guias completos na internet a respeito do efeito das cores. As combinações do círculo cromático, ajudam a visualizar e perceber quais sensações as cores provocam. Alguns exemplos de cores muito usadas na decoração, são:

  • Azul: pode estimular a tranquilidade se usado em tons menos intensos. Se usado em tons mais fortes, o ambiente pode ficar muito frio. De forma geral, é uma cor “coringa”, já que harmoniza bem com muitas outras cores, como, rosa, vermelho, amarelo, coral e cinza.

  • Amarelo: pode estimular energia ou relaxamento, de acordo com sua intensidade. Por ser uma cor quente, pode tornar o ambiente bem relaxante se usado de forma adequada, mas se usado de forma muito intensa, pode pesar o ambiente, o deixando angustiante. Também combina com diversas cores, sendo muito usado como base em várias paletas diferentes.

  • Vermelho: pode estimular entusiasmo, é também muito relacionado ao amor, a paixão.. Pode provocar energia e até a fome (estratégia usada por muitas redes de fast-foods e restaurantes), mas se usada de forma muito intensa pode deixar o ambiente mais pesado.

  • Verde: pode estimular a sensação de frescor, renovo, já que lembra à natureza, à áreas verdes e à tranquilidade. Por causa disso ajuda a reduzir a sensação de stress e tensão, trazendo mais leveza ao ambiente. 

  • Cinza, bege, branco, ou off-White: são as cores queridinhas e mais usadas nas decorações justamente por serem mais neutras e terem diversas possibilidades de combinações. São cores estratégicas principalmente para móveis e paredes, que valem o investimento e são consideradas atemporais.

Lembre-se de pensar apenas na cor, mas também em qual intensidade ela será usada, e com quais outras cores. A combinação pode modificar completamente o efeito que você deseja. 

3- Cuidado com as tendências

Querer acompanhar as tendências da moda, incluindo as cores, pode ser um risco caso você não tenha o objetivo de renovar as cores do seu ambiente com frequência. Mas há uma maneira de se manter atualizado sem grande atualizações, utilizando a técnica da base neutra. 

O truque da base neutra

Como vimos, existem tons neutros que harmonizam com praticamente todas as cores, sendo “coringas” para praticamente qualquer estilo de decoração. O truque da base neutra consiste em investir em móveis de qualidade e áreas maiores (tapetes ou paredes, por exemplo) que tenham essas cores neutras.

Dessa forma, você investe em uma decoração atemporal e pode utilizar outras decorações e objetos menores de acordo com o objetivo do ambiente. Almofadas de cores vibrantes, cortinas, tapetes menores, quadros e mantas, por exemplo, além de serem mais fáceis de renovar e investir em novas peças, trazem personalidade ao ambiente.

Dica extra: não se esqueça da iluminação

A iluminação é essencial para compor a decoração do ambiente. A cor e intensidade das luzes interferem na nossa percepção das cores. Um exemplo prático, é utilizar cores/lâmpadas neutras ou quentes (amarela) em ambientes onde se busca o relaxamento, e lâmpadas frias e brancas em locais onde a atenção é necessária, como, cozinha e escritório para trabalhar ou ler.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *