Potencial

contato@potencial2i.com.br
Segunda a Sábado
08 às 18h 
A imagem mostra a entrada lateral de um condomínio residencial com um vasto terreno interno. Árvores decorativas na cerca e a entrada do condomínio à esquerda.
O financiamento de terreno é uma das opções de investimento imobiliário

Quando se pensa em comprar ou financiar um imóvel, as opções mais comuns costumam ser uma casa ou apartamento, sejam eles prontos para morar ou ainda na planta. Porém, há mais uma alternativa: o financiamento de um terreno! Ao contrário do que talvez você possa pense, o financiamento de terreno não é mais complicado do que um financiamento como o de outros imóveis. Na verdade, o processo é bem similar.

Confira abaixo as etapas para o financiamento e a solicitação do crédito.

Como funciona?

A primeira informação que você precisa saber sobre como financiar um terreno, é que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não pode ser utilizado. Por isso, somente recursos provenientes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e das instituições bancárias são válidos nesse processo.

Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, na modalidade Carta de Crédito SBPE, é possível financiar terrenos que custam a partir de R$200 mil. Nesses casos, o valor mínimo de financiamento é de R$100 mil, isto é, 50% do preço total. As parcelas de pagamento nessa modalidade não podem ultrapassar o limite de 30% da renda familiar. Já o prazo total de pagamento é de 216 meses, que é igual a um período de 18 anos.

Outra característica deste financiamento é que o terreno deve estar localizado em área urbana ou em lugares que tenham certa infraestrutura. Os terrenos podem ser, como por exemplo, o das fazendinhas do empreendimento Condados do Vale, que inclusive, possuem uma opção de financiamento especial e diferenciada no mercado.

Além disso, não existe um valor máximo para conseguir o crédito, já que o cálculo do montante é com base na capacidade de pagamento. Vale lembrar que o terreno precisa ser um local regularizado como tal, ou seja, não pode ser simplesmente um pedaço de terra, pois deve estar com toda a documentação em dia. Para saber se não há pendências com o bem, é possível solicitar a certidão de propriedade no cartório.

Investir e financiar um terreno é o seu caso? Ainda tem alguma dúvida? Se quiser saber mais sobre este processo de conquistar o seu pedaço de terra e construir a moradia perfeita para você, entre em contato conosco. Será um prazer te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *